Bons amigos: relação entre idosos e animais de estimação traz benefícios à saúde

Os animais de estimação estão cada vez mais presentes nos lares de muitas famílias. E não há como negar que esses bichinhos oferecem muito amor e companhia aos seus donos. Mas você sabia que eles também podem proporcionar muitos benefícios à saúde física e mental de pessoas idosas?

As vantagens de dividir a rotina com um animal de estimação são inúmeras. A presença de um pet no dia a dia pode ser o melhor remédio, já que ajuda a combater o sentimento de solidão, estimula a socialização, a prática de atividades físicas e muitos outros fatores. Sabendo disso, separamos os principais benefícios que os animais de estimação podem proporcionar à saúde e à qualidade de vida do idoso:

Previnem doenças: Estudos mostram que quem tem pets sofrem menos de depressão ou problemas relacionados à hipertensão e capacidade motora.

Melhora o humor: Os animais de estimação também ajudam a eliminar o estresse, pois interagir com eles, eleva as taxas de ocitocina e serotonina — neurotransmissores que atuam regulando o bom humor, o sono, o apetite e as dores crônicas.

Diminuem o sedentarismo: Ter um bichinho em casa faz com que os idosos tenham uma vida mais ativa. Já que para cuidar do animal, é necessário alimentá-lo, mantê-lo ativo e levá-lo para passear.

Lembrando que, é imprescindível que o animal não traga grandes preocupações para o idoso e, preferencialmente, seja de pequeno ou médio porte, para que não haja risco de acidentes, como quedas. Assim, é necessário analisar as características de comportamento e a saúde do bichinho, para que ele agregue na rotina de seu dono, promovendo um dia a dia muito mais feliz e divertido.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *