Você sabe qual a função de médico geriatra e quando deve procurar esse especialista?

O Geriatra é o médico especialista em avaliar a saúde do idoso de forma integral e individualizada, identificando alterações esperadas do processo de envelhecimento e avaliando seu impacto na funcionalidade e na qualidade de vida do indivíduo.

É importante entender que o geriatra não substitui nenhuma outra especialidade — como cardiologista ou urologista, por exemplo. Na verdade, o geriatra auxilia no gerenciamento do cuidado, atuando em equipe com outros especialistas, promovendo ações preventivas e de reabilitação, assim atuando sobre as doenças e incapacidades que podem acometer os idosos, respeitando os limites e necessidade de cada paciente. Entenda os principais pontos:

Prevenir doenças: A especialidade trata do envelhecimento humano. Dessa forma, tem o objetivo de prevenir doenças e promover uma boa qualidade de vida ao longo dos anos.

Promover qualidade de vida: O geriatra tem papel fundamental na promoção do envelhecimento ativo e saudável, buscando sempre que possível a preservação da autonomia e independência do idoso.

Quando procurar um geriatra? Será que o idoso só deve procurar o especialista quando tiver algum problema? Quem busca envelhecer com uma melhor qualidade de vida, sabe que isso não depende apenas da genética, mas dos nossos hábitos, que interferem diretamente na longevidade e bem estar. A identificação precoce de doenças e agravos pode proporcionar uma vida sem incapacidades e deficiências. Logo, o suporte de um bom geriatra pode fazer toda a diferença no dia a dia.

Assim, embora o acompanhamento de um geriatra seja recomendado a partir dos 60 anos, alguns pacientes podem sentir essa necessidade antes. E não há problema algum, principalmente quando a procura está voltada para a promoção de saúde e prevenção de doenças.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *