A Síndrome da Fragilidade é uma condição genética e de origem neuroendócrina, que gera maior vulnerabilidade fisiológica relacionado com a idade para doenças, devido à capacidade reduzida do organismo de resistir a estressores. Na prática o que se observa é que idosos frágeis são mais vulneráveis a eventos estressores evoluindo com perda de funcionalidade a cada evento.

Dentre os sintomas existentes, os mais comuns são perda de peso, fadiga, baixo nível de atividade física, lentidão e perda da força muscular. Podem ser presenciados também outros agravos como distúrbios da marcha e equilíbrio, quedas frequentes, sintomas depressivos, alterações cognitivas e déficits sensoriais que apesar de não serem usados como critérios para o diagnóstico são muito frequentes.

A condução da Síndrome de Fragilidade acontece a partir da Avaliação Geriátrica Ampla permitindo a elaboração de um plano terapêutico individualizado. O tratamento deve ser realizado por equipe multidisciplinar reduzindo assim as internações hospitalares e institucionalizações. Envolve o controle de doenças crônicas, a prevenção de complicações agudas, a suplementação nutricional, principalmente proteica, e atividades físicas, como a combinação de treinos aeróbicos e resistidos.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *