O Outubro Rosa é parte da campanha realizada anualmente com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama. E não podemos deixar de falar sobre a importância deste tema para a população idosa, pois o câncer de mama pode atingir mulheres de todas as idades.

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, o que equivale a cerca de 22% dos casos novos. Os fatores de risco relacionados à vida reprodutiva da mulher (menarca precoce, nuliparidade, idade da primeira gestação a termo acima dos 30 anos, anticoncepcionais orais, menopausa tardia e terapia de reposição hormonal) estão bem estabelecidos em relação ao desenvolvimento do câncer de mama. A idade continua sendo um dos mais importantes fatores de risco. As taxas de incidência aumentam rapidamente até os 50 anos, e posteriormente, esse aumento ocorre de forma mais lenta.

Os exames preventivos são grandes aliados na prevenção de qualquer problema de saúde e não seria diferente em relação ao câncer. A avaliação médica e os exames complementares ajudam a identificar alterações precocemente possibilitando intervenção oportuna e evitando assim complicações maiores.

A mulher idosa com câncer de mama pode ser tratada com cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou hormonioterapia a depender do planejamento terapêutico.

Sem contar que o amor e o apoio da família são mais que fundamentais, especialmente, nessa fase.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *