Você já parou para pensar nos benefícios da relação entre tecnologia e idosos? Os novos recursos chegaram para facilitar as relações sociais e a atualização com o mundo, fatores importantes para a autonomia e independência desses pacientes. Confira 3 vantagens do uso da tecnologia para os idosos:

1- Melhorias na comunicação: as redes sociais aproximam os idosos da família e amigos, especialmente aqueles que moram longe, o que ajuda a diminuir a solidão e até a depressão, muito frequente nessa fase da vida. É também por meio da internet que eles ficam mais informados sobre novidades e notícias.

2- Estímulos cognitivos: computadores, tablets ou celulares são ferramentas úteis para estimular a concentração, memória, velocidade de pensamento e outras capacidades cognitivas. Existem plataformas que oferecem treinos individualizados com esses objetivos, mas o simples uso de e-mail, troca de mensagens ou fotos já estimula a atividade cerebral.

3- Prevenção em saúde: o uso de aplicativos facilita a rotina do idoso e pode ajudar, inclusive, em questões relacionadas à saúde. Funcionalidades como a programação do horário de tomar remédios ou ingerir água são ótimas aliadas nos cuidados durante essa fase da vida.

À medida que os anos avançam, é muito comum que os idosos se sintam deslocados com as modernidades. Por isso, é fundamental que as pessoas ao seu redor incentivem a inserção tecnológica, para que eles fiquem mais informados, se sintam melhor e tenham maior qualidade de vida.

O domínio dos recursos tecnológicos faz com que o idoso se sinta mais seguro e independente, já que dessa forma não precisa mais da ajuda constante de familiares e amigos para fazer pesquisas e ter acesso ao que desejam.

A relação entre tecnologia e idosos, portanto, só tem a acrescentar. Por meio da conexão à internet, seus parentes ganham em autonomia, bem-estar e qualidade de vida. Por isso, não deixe de ajudá-los a ingressar nesse novo mundo!

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *