O corpo precisa de uma variedade de nutrientes em toda a vida. E ao envelhecer, a necessidade de uma alimentação equilibrada é ainda maior, pois muitos problemas de saúde típicos dessa fase podem ser evitados ou postergados com a ingestão de algumas substâncias.

Uma alimentação balanceada é fundamental para garantir mais saúde, qualidade de vida e bem-estar. Por isso, abaixo listamos quais são as 7 vitaminas e nutrientes que merecem mais atenção e precisam ser incluídas no cardápio:

Vitaminas do complexo B: As vitaminas do complexo B, em especial B1, B6, B12 e B9 (ácido fólico), têm grande importância para a saúde do cérebro, pois são necessárias para a produção de neurotransmissores, isolamento das células nervosas, proteção dos tecidos contra a oxidação e aumento da memória.

Vitamina C: Essa vitamina proporciona vários benefícios para o corpo, como o fortalecimento dos capilares sanguíneos e do sistema imunológico. Além de ser um excelente antioxidante, auxilia na absorção do ferro.

Vitamina D: Com o envelhecimento, ocorre uma diminuição da absorção pelo intestino da vitamina D, que auxilia o organismo na absorção do cálcio e seu metabolismo dos ossos.

Cálcio: O desgaste ósseo e problemas como osteoporose são bastante comuns dentre os idosos. Por isso, o consumo de cálcio é tão importante para quem deseja manter ossos saudáveis e resistentes.

Potássio: É um aliado do funcionamento dos músculos, evitando cãibras e melhorando o desempenho da musculatura cardíaca.

Ômega 3: Este é outro nutriente importante para a saúde do cérebro. O consumo de ômega 3 traz benefícios para o cérebro, a saúde cardiovascular e dos olhos, além da ação antiinflamatória.

Para descobrir quais as melhores vitaminas ou quais estão faltando no seu organismo, é fundamental procurar o médico clínico ou geriatra que avaliará os nutrientes que precisam ser repostos em cada pessoa. As orientações e tratamentos são sempre individualizados!

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *