A hipertensão arterial sistêmica (HAS) possui como principal característica o aumento da pressão sanguínea contra a parede das artérias, sendo definida por níveis de pressão arterial sustentados maior ou igual a 140 mmHg de sistólica e 90 mmHg de diastólica. Considerada um problema de saúde pública, é a doença crônica mais prevalente no mundo.

A hipertensão arterial sistêmica costuma ser assintomática (silenciosa), motivo pelo qual permanece negligenciada na maior parte dos casos. Por isso, a pressão arterial deve ser medida em toda consulta médica ou da equipe multiprofissional.  

Para manter a pressão arterial sob controle, não basta tomar remédios e se consultar com o médico eventualmente. Por isso, separei  5 dicas práticas para ajudar a controlar e melhorar a pressão arterial dos idosos. Confira abaixo:

Pratique exercícios físicos: sabemos que a prática de exercícios físicos regularmente são extremamente benéficos à saúde. A atividade física deve envolver exercícios aeróbicos e resistidos em moderada intensidade pelo menos por 150 minutos por semana.

Mantenha uma alimentação saudável: a dieta DASH (Diet Approaches to Stop Hypertension) desenvolvida para indivíduos com hipertensão, recomenda escolher alimentos com pouca gordura saturada, colesterol e gordura total; comer muitas frutas e hortaliças; incluir duas ou três porções de laticínios desnatados ao dia; preferir alimentos integrais; comer castanhas, sementes e grãos; reduzir o consumo de sal; diminuir ou evitar o consumo de comidas e bebidas com açúcar.  

Consumir álcool em quantidades moderadas e estimular a interrupção do tabagismo. 

Faça acompanhamento médico periódico: manter o acompanhamento médico é um dos cuidados mais importantes para pacientes hipertensos, principalmente quando a pressão ainda não está controlada, pois só assim é possível saber o remédio ideal para cada caso e fase, e quando o paciente deve retornar ao médico para uma avaliação. Utilize a medicação conforme prescrição médica: siga as instruções corretamente, pois elas auxiliarão no controle e manutenção da pressão arterial.

A hipertensão em idosos deve ser controlada logo que identificada, já que ela é um fator de risco para doenças cardiovasculares, como o infarto e o AVC. Adotar atitudes como as que listei e ter alguns cuidados específicos para garantir a qualidade de vida dos idosos é fundamental para um envelhecimento saudável.

Ainda possui dúvidas sobre pressão arterial? Entre em contato aqui e esclareça todas as suas dúvidas

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *