A osteoporose é uma doença que se caracteriza pela redução da massa óssea, com o desenvolvimento de ossos ocos, finos e frágeis, tornando-os mais sujeitos a fraturas.

Confira 6 informações que você precisa saber sobre esta condição:

1- A osteoporose é uma doença silenciosa, isto é, raramente apresenta sintomas antes que aconteça sua consequência mais grave, as fraturas ósseas.

2- Os ossos recebem forte influência do estrogênio, um hormônio feminino, mas que também está presente nos homens, só que em menor quantidade. Este hormônio ajuda a manter o equilíbrio entre a perda e o ganho de massa óssea. Assim, as mulheres são as mais atingidas pela doença. De acordo com estatísticas, a osteoporose afeta um homem para cada quatro mulheres.

3- Os locais mais comuns acometidos pela osteoporose são a coluna, a bacia, o punho e o braço. Destas, a fratura mais perigosa é a do colo do fêmur.

4- A Vitamina D é fundamental para nossa saúde, em especial para o fortalecimento ósseo. Esta vitamina está presente em alimentos como óleo de fígado de bacalhau, salmão, sardinha, ostras, ovos, entre outros. Como ela não está presente na maioria dos alimentos, podemos também obtê-la por meio da exposição ao sol ou, quando isto não for possível, através de suplementos vitamínicos.

5 – O diagnóstico precoce da osteoporose é feito pela medida da densidade óssea, através do exame da Densitometria Óssea.

6 – O risco de desenvolver a osteoporose pode ser reduzido, se medidas preventivas como uma alimentação rica em cálcio, manutenção de uma atividade física e aporte adequado de Vitamina D forem proporcionados ao longo da vida.

Entretanto, é importante salientar que, mesmo com todos estes cuidados, uma parte dos indivíduos vai ter osteoporose. Mas a boa notícia é que existem tratamentos eficazes, caso você já tenha a doença. Procure um geriatra, que poderá conduzir seu tratamento de maneira adequada e tranquila.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *