Em 2019, a pesquisa nacional feita pelo IBGE, revelou que os idosos são os mais afetados pela depressão, onde cerca de 13% das pessoas com idade entre 60 e 64 anos são acometidos pela doença.

Apesar de serem vistos como frágeis e pessoas que necessitam de muitos cuidados, atualmente existem inúmeras maneiras de promover a saúde mental e a qualidade de vida dos idosos.

5 Práticas importantes que ajudam positivamente a preservar a saúde mental dos idosos:

  1. Manter contato social: seja com a família ou amigos, fazer atividades em grupo é parte essencial para a rotina de aceitação e independência do idoso.
  2. Incluir atividades ocupacionais na rotina: ocupar a mente com jogos, leituras, cursos, pinturas e idas ao cinema são exemplos de atividades que podem facilmente ser incluídas para ter uma rotina saudável.
  3. Manter hábitos saudáveis: ter uma boa noite de sono, praticar exercícios físicos e ter uma alimentação rica em frutas e leguminosas é fundamental para manutenção da saúde dos idosos.
  4. Exercitar o cérebro: esse exercício é tão importante quanto realizar atividades físicas. Jogar sudoku, damas, xadrez, quebra-cabeças, jogo da memória ajudam a manter a memória dos idosos saudável e ativa.
  5. Respeite o tempo e a independência do idoso: após os 60 anos o corpo mental e metabólico se transforma. E respeitar o tempo e o espaço que os idosos precisam para realizar atividades rotineiras e estabelecer seus próprios limites é essencial.

O mês de setembro é dedicado a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, em que cerca de 15% da população é formada por idosos, é fundamental levantar o debate acerca da saúde mental na terceira idade.

Sabemos que o processo de envelhecimento demanda cuidados específicos para o bem-estar físico e emocional dos idosos.

É preciso balancear o bem-estar e a independência dessa população, não deixando de dar a atenção e o cuidado necessários à saúde. Caso haja qualquer suspeita de problemas psicológicos, é recomendado que um profissional de saúde especializado seja consultado para realizar o diagnóstico e o tratamento adequado.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *