A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia do Rio de Janeiro divulgou um manual com dicas e orientações sobre como cuidar de idosos com demência durante a pandemia da COVID-19.

Os idosos com demência podem ser mais susceptíveis à contaminação por Coronavírus, já que possuem mais dificuldade em compreender e aderir às medidas de proteção.

A apresentação clínica da COVID-19 pode variar muito de um paciente para outro, especialmente nos idosos. Nem sempre o paciente infectado apresenta os sintomas clássicos como febre, tosse ou falta de ar. Nos idosos com demência, os sintomas como confusão mental, sonolência ou agitação podem ser um sinal da doença e devem ser investigados.

Além disso, o próprio isolamento, que envolve a suspensão de atividades de lazer, terapias e visitas de parentes pode deixar o idoso mais confuso e agitado.

O documento traz dicas sobre organização da rotina, coordenação dos cuidados médicos com antecipação do recebimento de receitas controladas e outras indicações.

Para conferir na íntegra, basta acessar www.sbggrj.org.br/rj/arquivos/14181

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *