Ao desgaste da cartilagem que reveste as nossas articulações dá-se o nome de osteoartrose ou osteoartrite. Esse desgaste ocorre frequentemente entre as pessoas idosas, preferencialmente no gênero feminino.

O sintoma mais comum é a dor nas articulações afetadas. A dor articular geralmente piora no final do dia e depois dos esforços. Inchaço, calor, creptos e limitação dos movimentos nas articulações afetadas também são sintomas comuns. A rigidez articular também pode ocorrer após longos períodos de inatividade, por exemplo, quando o indivíduo permanece sentado em uma cadeira ou após o sono.⠀

A doença é classificada em dois tipos:

Artrose primária: tem a característica de se manifestar após o uso excessivo de uma ou mais articulações. Ela é muito comum durante o processo de envelhecimento e pode ter um fator hereditário.

Artrose secundária: ocorre devido a uma condição ou doença pré-existente como gota, cirurgias ou traumas repetidos, por exemplo.

A artrose primária não pode ser prevenida, uma vez que é reflexo da degeneração articular que acontece com o tempo. Já no caso da artrose secundária, medidas como controle adequado das doenças podem ajudar na prevenção.

A doença não tem cura e seu tratamento tem como objetivo a melhora da dor e da funcionalidade. A terapêutica se baseia na utilização de medicações analgésicas e antiinflamatórias orais e/ou tópicas, na redução de peso para aqueles com sobrepeso e na realização de fisioterapia.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *