A depressão é um dos transtornos mentais que mais atinge os idosos. A prevalência dessa doença e como ela se manifesta pode variar de acordo com a situação vivida pelo paciente.

O transtorno não tem uma causa específica, mas pode ser desencadeado por uma mistura de fatores biológicos, psicológicos e sociais. Além de fatores ambientais, inerentes ao envelhecimento, a depressão em idosos pode se manifestar a partir de uma série de problemas relacionados a esta fase da vida, como a aposentadoria, o afastamento da família, a perda do papel social, o diagnóstico de doenças graves, falecimento do cônjuge e solidão.

Limitações físicas, dor crônica e fatores clínicos como doenças cardiovasculares (AVC e infarto) e neoplasias também podem contribuir para o desenvolvimento de um quadro de depressão.

O idoso pode acabar não relatando tristeza e desânimo, no entanto, é comum apresentar queixas físicas como perda de memória, falta de energia, alterações no sono e no apetite, além de dores exacerbadas e incômodos intestinais.

💬 Vale destacar que esses sintomas também podem estar relacionados a outros problemas de saúde, por isso é importante estar sempre atento e realizar consultas de rotina com o geriatra para excluir causas secundárias e se necessário instituir o tratamento adequado.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *