As mudanças naturais do envelhecimento associadas a hábitos de vida e patologias prevalentes na população idosa, fazem com que as queixas de constipação intestinal sejam uma das mais frequentes no consultório médico.
A constipação pode ser definida como uma sensação de evacuação insatisfatória decorrente da redução do número de evacuações ou da dificuldade na passagem das fezes.

A primeira abordagem para o tratamento da constipação é a mudança de dieta e estilo de vida, incorporando uma alimentação de qualidade e variada, com boa quantidade de fibras e líquidos.

Seja fisicamente ativo e pratique exercícios todos os dias. A atividade física aumenta o trânsito intestinal, acelerando a passagem das fezes.

Beba bastante líquidos para evitar a desidratação, isso é fundamental para evitar que as fezes fiquem secas e duras.

Não ignore os movimentos intestinais: inibir o reflexo de defecação piora quadros de constipação e pode favorecer a impactação fecal.

Evite alimentos processados e bebidas alcoólicas, cafeína, carne vermelha e chocolate. Introduza pães, farinhas, massas e arroz integrais, naturalmente ricos em fibras.

Medicamentos à base de fibras podem ser aliados no tratamento da constipação e funcionam bem com o aumento da ingestão de líquidos. Mas lembre-se que qualquer medicamento deve ser prescrito pelo seu médico.

Simples mudanças comportamentais como aumento da ingesta de água e fibras associados a atividade física regular conseguem melhorar uma grande parcela das queixas de constipação e evitam a prescrição desnecessária de medicamentos laxativos. Se mesmo após essas dicas a constipação persistir procure seu médico para uma avaliação mais detalhada das causas e adoção de terapêutica individualizada.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *