O prurido (coceira) é uma manifestação dermatológica comum no idoso, muito relatada em consultas geriátricas e de frequente procura por atendimento médico.

A principal causa é o ressecamento da pele, que chamamos de xerodermia. Alguns fatores contribuem para isso, como as alterações normais do envelhecimento (senescência), ingestão de pouca quantidade de água durante o dia, tomar banho com água quente e por um tempo prolongado na maioria dos dias. Algumas doenças dermatológicas ou de causas sistêmicas, além do uso de alguns medicamentos, também podem se manifestar com prurido.

Medidas simples como manter unhas curtas e limpas para evitar feridas e infecções secundárias podem ser adotadas. A aplicação de hidratante após o banho garante maior retenção de umidade e os cremes à base de ureia são excelentes opções.

Medicamentos como anti-histamínicos e corticosteróides podem aliviar os sintomas, mas é importante evitar a automedicação e procurar sempre a opinião de um médico. A história clínica e o exame físico completo são fundamentais para a abordagem diagnóstica e o tratamento adequado.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *