Muitas vezes os idosos com demência podem apresentar alterações comportamentais e dentre estes, episódios de agressividade. Isso costuma deixar familiares e cuidadores abalados, porém, é importante lembrar que se trata de uma das características descritas da doença. Por isso, é muito importante também estar preparado para essas situações e se prevenir.

A agressividade pode ser desencadeada por múltiplos fatores, como dor, cansaço, medicamentos e um ambiente exigente. Confira6 dicas sobre como agir em caso de agressividade por parte do paciente com demência:

1 – Não enfrente o idoso e nem peça explicações. Também é importante manter a calma e não gritar ou provocá-lo.

2- Fale com calma e pergunte o que pode fazer para ajudar, sempre mantendo o contato visual. Nesse momento não faça movimentos bruscos nem toque no idoso sem que ele esteja esperando.

3- Em momentos de crises de agressividade, tente distrair o idoso com algo que ele goste. Pode ser um livro, uma música ou um programa de TV que sirvam de distração. Outra opção é sugerir um passeio ou uma atividade.

4- Não o apresse na realização das atividades do dia a dia. Isso pode deixá-lo irritado e aborrecido.

5- Quando o idoso estiver agressivo ou nervoso, diminua os estímulos ao redor para deixar o ambiente mais tranquilo. Desligue sons e TVs ou convide o idoso para ir a um cômodo mais calmo.

6- Pense nessas crises de agressividade como frutos da doença. Não fique triste ou irritado com o idoso por causa de seus descontroles, lembre-se de que é a patologia agindo no corpo do paciente.

Lembre-se: caso os episódios de agressividade se tornem frequentes, busque a ajuda de um geriatra.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *