É preciso que o cuidador também cuide de sua própria saúde. Muitos cuidadores de idosos dependentes têm sofrido do chamado “estresse do cuidador”, condição que pode se manifestar através de sintomas funcionais, psíquicos e comportamentais, como irritabilidade, fadiga, exaustão, dor de cabeça, distúrbios do sono, tristeza, perda de interesse por atividades que antes eram prazerosas, postura crítica e pressa em realizar as atividades.

O estresse do cuidador, se não tratado adequadamente ou simplesmente ignorado, pode estar relacionado com o surgimento de atitudes paternalistas, abusos e agressões por parte do cuidador em razão do esgotamento.

A condição atinge tanto cuidadores familiares quanto profissionais, por isso recomendamos a leitura deste texto por todos os envolvidos no cuidado a idosos.

Podemos amenizar o estresse do cuidador através de intervenções como apoio da equipe multiprofissional, estratégias de enfrentamento, rede de suporte e divisão de tarefas, atividade física, psicoterapia, intervenção farmacológica do cuidador, suporte do atendimento domiciliar e institucionalização do idoso dependente.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *