A prevenção de doenças é parte integrante da prática médica e se desenvolve em três níveis:

➡ A primária, consiste na redução da chance de ocorrência de diversas doenças com medidas que visam evitar ou remover a exposição de um indivíduo ou de uma população a fatores de risco antes que a doença se desenvolva. Ações como vacinação, cessação do tabagismo, estímulo à atividade física e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis.

➡ A secundária, voltada às ações que visam a detecção de problemas pré-clínicos, ou seja, já instalados porém antes do surgimento de sinais e sintomas, antecipando o diagnóstico definitivo e o tratamento, com o objetivo de condicionar favoravelmente a sua evolução. Esta é o Check-Up propriamente dito.

➡ E a terciária, na qual se procura diminuir o impacto e as complicações causadas pelas doenças já estabelecidas, através da reabilitação, potencialização da capacidade funcional remanescente e reintegração do indivíduo acometido.

Essas três dimensões se aplicam a pessoas de todas as idades e para executar o rastreamento de forma assertiva, deve ser definido quem será rastreado, a partir de quando e até quando. A opinião do paciente, baseada em seus desejos e valores, deve ser incorporada no que se chama de decisão compartilhada.

Optar por ações coordenadas que abranjam a prevenção de doenças, o diagnóstico em fase pré-sintomática e a gestão apropriada de doenças crônicas é a melhor opção para promover o bem-estar dos pacientes.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *