De acordo com o Programa de Saúde Oral da Organização Mundial da Saúde (OMS) a saúde oral é integral e essencial para a saúde geral, sendo fator determinante para a qualidade de vida. Entretanto, muitas vezes os cuidados odontológicos não têm a sua importância reconhecida, sobretudo na população idosa. Conforme o indivíduo envelhece, aumentam as chances da perda de dentes e o desenvolvimento de doenças e outros problemas bucais.

Os cuidados com a saúde da boca trazem benefícios que se estendem para a saúde de todo o corpo e o bem-estar do idoso, assim influenciando diretamente a qualidade de vida e autoestima do paciente.

Cuidar da saúde da boca para a preservação dos dentes até idades mais avançadas é fundamental. A perda dos dentes não faz parte do envelhecimento normal.

Confira abaixo algumas dicas:

Ajude o idoso a cuidar da saúde da boca, principalmente se ele tem dificuldade de escovar os dentes ou de usar o fio dental;
Avaliar regularmente se a prótese está bem adaptada à boca do idoso;
Higienizar corretamente a prótese dentária;
Observar o aparecimento de possíveis lesões na boca;
Manter uma alimentação saudável;
Parar de fumar;
Fazer o acompanhamento periódico com o dentista.

Se você é familiar ou presta auxílio a algum idoso com suas atividades pessoais, ajude a conscientizá-lo para a importância da higiene bucal ou auxilie-o diretamente nessas atividades se ele tiver dificuldades.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *