A sarcopenia é definida como a perda de força e de massa muscular. A perda de massa muscular é uma condição inerente do envelhecimento, porém a velocidade e a progressão aceleradas com que essa condição ocorre aumentam o risco de eventos adversos como quedas e fraturas, perda de funcionalidade e qualidade de vida, incapacidade física, com elevada morbidade e mortalidade associadas.

As causas são multifatoriais e podem estar associadas a alterações nutricionais, imobilidade, doenças crônicas e iatrogenias.

Na prática clínica a sarcopenia se manifesta com sinais inespecíficos como instabilidade de marcha, fraqueza, lentidão para andar, quedas frequentes, perda de peso ou massa muscular, dificuldade para subir escadas e levantar sozinho de uma cadeira e dificuldade para carregar objetos pesados.

O tratamento consiste em intervenções não farmacológicas, como atividade física e suplementação proteica, e farmacológicas. Quanto mais precoce for a intervenção, maior é a chance de reversibilidade clínica.

Converse com o seu geriatra e busque profissionais de nutrição e educação física capacitados para auxiliá-lo.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *