Comemorar as festas de final de ano junto aos idosos evita que eles se sintam solitários ou deixados de lado, além de aproximar os familiares e amigos. Para muitos idosos, a interação humana, especialmente com os entes queridos, pode tornar esta época muito mais alegre e acolhedora. A inclusão também garante criar memórias afetivas e faz bem o ano inteiro.

Então, para aproveitar sem deixar de lado a segurança e o bem estar dele, confira 5 dicas de como fazer a inclusão do idoso nas festas de fim de ano:

Escolha um cardápio adequado: a alimentação é muito importante nessa fase da vida, por isso, é fundamental que as regras de ingesta das refeições sejam mantidas, mesmo neste período.

Pense em atividades para os idosos: assistir a um filme, contar histórias ou mesmo ver fotos antigas são exemplos de tarefas que podem ser repletas de significado.

Respeite sua rotina: regras como dieta, horário das medicações e descanso devem ser mantidas para manter o momento prazeroso.

Preste atenção em seu comportamento: bagunça e barulho podem deixar o idoso confuso e irritado, fazendo com que ele sofra com essa situação.

Peça a opinião da pessoa idosa sobre as festividades: ouvir o que o idoso tem a dizer é uma das principais formas de incluí-lo em seu cotidiano. Saber o que ele deseja comer, o que gostaria de ver na mesa ou até as músicas que deseja ouvir.

Fazer com que o idoso participe desses momentos e fique próximo da família é importante para o bem estar e melhoria da qualidade de vida.

Lembrando que o vírus da COVID-19 ainda persiste entre nós e os cuidados para evitar a sua transmissão, principalmente para os indivíduos idosos, devem ser respeitados.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *