É natural que o idoso perca peso ao longo do tempo, geralmente após os 60 anos. Isso acontece devido a perda de massa muscular que é compensada por aumento da gordura corporal. Porém, a perda de peso também pode ser um sinal de alerta, e sempre que acontecer em um espaço de tempo muito curto ou em grandes proporções é preciso ter atenção.

A maioria dos estudos considera preocupante uma perda de peso não intencional de pelo menos 5% da massa corporal em 6 a 12 meses, pois essa condição está associada a declínio funcional, sarcopenia, síndrome de fragilidade, readmissões hospitalares, redução na qualidade de vida e maior mortalidade.

As causas de perda de peso não intencional são classificadas em orgânicas, psíquicas e sociais. Foram propostos alguns mnemônicos para auxiliar na investigação da perda de peso e um deles são os “9Ds”. Confira abaixo:

Demência
Depressão
Doença (aguda ou crônica)
Disfagia (dificuldade de engolir alimentos)
Disgeusia (alterações do paladar)
Diarreia
Drogas (medicamentos)
Dentição
Disfunção

Caso note a perda de peso rápida e sem motivo, é essencial visitar o geriatra para realizar uma boa anamnese e exame físico para garantir o tratamento completo e precoce a partir da identificação etiológica da perda ponderal. Independente das causas relacionadas, o segmento precisa focar no monitoramento regular e implementação de medidas para ganho de peso e massa muscular.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *