As atividades e hábitos diários, especialmente antes do momento de dormir, podem ter grande impacto na qualidade do sono do idosos, podendo ajudar a proporcionar um sono saudável ou contribuir para episódios de insônia.
O termo “Higiene do sono” refere-se a diversas práticas e hábitos que ajudam a melhorar a qualidade do sono, assim como podem colaborar para o adormecimento. Por isso, separamos algumas dicas fundamentais para proporcionar uma boa noite de sono aos idosos.
🔹 Mantenha uma rotina de sono: ter horários regulares para dormir e acordar é fundamental para o bom funcionamento do relógio biológico.
🔹 Tenha uma exposição a luz natural durante o dia e pratique exercícios físicos regularmente.
🔹 Limite a duração dos cochilos durante o dia.
🔹 Reduza o consumo de alimentos pesados à noite: comer alimentos gordurosos e pesados antes de se deitar pode ser indigesto e ocasionar insônia. Por isso, prefira alimentos leves e espere pelo menos 1 hora após a refeição para deitar para dormir.
🔹Evite substâncias que podem afetar o sono como bebidas cafeinadas, chocolates e bebidas alcoólicas no período noturno.
🔹 Crie no seu quarto um ambiente que estimule o sono: Mantenha no quarto uma temperatura agradável e um ambiente silencioso. Diminuir a luminosidade do espaço também é ideal, pois o cérebro libera melatonina em quantidade adequada no escuro.
🔹 Tenha um ritual de sono com atividades relaxantes.
🔹 Limite o uso de celular e outras telas cerca de 1 hora antes de dormir.
O sono é um processo fisiológico fundamental para a manutenção de uma vida saudável!
Add Comment