A demência é uma doença crônica e progressiva que se desenvolve lentamente. Os primeiros sintomas são tão incertos que podem ser facilmente considerados como uma parte normal do envelhecimento.

Por isso, confira abaixo alguns dos sinais iniciais que servem de alerta para o diagnóstico da demência:

Perda do controle financeiro: O sintoma aparece devido a perda da habilidade de organização. Como consequência, a pessoa superestima as finanças, esquece de pagar uma conta e as senhas do banco ou tem dificuldade em lidar com números.

Perda de memória: Colocar algo em um lugar que não se lembra depois, esquecer o nome das pessoas, objetos e lugares.

Confusão com datas: Podem perder a noção de datas, comemorações festivas, estações e da passagem do tempo.

Perda do senso de humor: Pessoas com demência podem ter alterações comportamentais e parecer deprimidas ou apáticas, além de terem falta de interesse em atividades e hobbies que costumavam amar.

Dificuldades de comunicação: Alguém com a doença, que está tendo dificuldades de se comunicar, pode não conseguir responder perguntas simples e apenas acenar com a cabeça ou rir sem sentido.

Esquecer como usar objetos: Pacientes com demência podem se ver incapazes de fazer coisas que fizeram todos os dias por toda a vida, como abotoar uma camisa. Este é um efeito da perda de habilidades de coordenação.

A demora em perceber os primeiros indícios geralmente leva as pessoas a terem um diagnóstico tardio. Embora a demência não possa ser revertida, a identificação precoce traz vantagens para o acompanhamento e tratamento.

Procure um geriatra caso apresente alguns desses sintomas que citamos

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *