I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

O Outubro Rosa é um movimento mundial que simboliza a luta contra o câncer de mama. O objetivo é mobilizar a população, empresas e entidades sobre a importância do diagnóstico precoce. E não podemos deixar de falar sobre a importância do tema para a população idosa, pois a patologia pode atingir mulheres de todas as idades.

Segundo o INCA, Instituto Nacional do Câncer, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres no mundo, com aproximadamente 2,3 milhões de casos novos estimados em 2020, o que representa 24,5% dos casos novos por câncer em mulheres.

O risco de câncer de mama é proporcional à idade, onde o alerta maior é com relação ao número de óbitos, em média, metade das mulheres acima dos 70 anos com câncer de mama morrem desta doença.

Em mulheres idosas, é fundamental uma avaliação geriátrica ampla e rigorosa que considere a condição física da paciente, a presença de morbidades, a dependência funcional, condições socioeconômicas, emocionais, cognitivas e a expectativa de vida para os próximos cinco anos.

De maneira geral, o tratamento do câncer de mama em mulheres idosas deve seguir as mesmas orientações usadas na população geral, podendo ser tratadas com cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou hormonioterapia. Mas, se existirem limitações clínicas, é necessário fazer adaptações e diminuição das terapias de acordo com o perfil de cada paciente.

Os exames preventivos são grandes aliados na prevenção em relação ao câncer e qualquer outro problema de saúde. A avaliação médica e os exames complementares auxiliam na identificação das alterações precoces, assim evitando complicações maiores.

Lembre-se, também, que o cuidado, amor e apoio dos familiares são fundamentais, especialmente, nessa fase da vida.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *