A perda de apetite é uma queixa frequente no consultório e pode ser decorrente de alterações próprias do envelhecimento como, a diminuição de funções sensoriais (olfato e paladar), menor eficiência mastigatória, lentificação do esvaziamento gástrico e modificações hormonais.

As causas costumam ser multifatoriais e podem estar associadas a fatores sociais, fisiológicos (patológicos), psicológicos e farmacológicos.

Confira dicas que ajudam na melhora do apetite dos idosos:

Varie o cardápio e monte pratos coloridos: é importante variar o cardápio para induzir ao paciente a comer melhor. Variar os tipos de legumes, verduras e frutas consumidos no dia a dia auxilia o idoso a recuperar o apetite. Um prato bonito e colorido pode melhorar o apetite. Além de incentivá-lo a comer, esse tipo de refeição ainda oferece os nutrientes necessários para a manutenção de sua saúde. Algumas estratégias podem ajudar nas alterações fisiológicas próprias do envelhecimento como reforçar o sabor dos alimentos com uso de temperos, cuidar da apresentação e respeitar as preferências individuais.

Adéque a dieta às necessidades do idoso: pessoas idosas precisam consumir nutrientes específicos para manter a saúde em dia. Por isso, além de preparar pratos gostosos, cuidar em oferecer refeições que tenham quantidades exatas de cada vitamina é importante.

Em algumas situações é vantajoso adotar uma dieta mais permissiva. Outra estratégia é aumentar a densidade calórica e proteica dos alimentos em situações de ingesta alimentar reduzida. O uso de suplementos nutricionais pode ser necessário.

Agende uma avaliação médica: a investigação das possíveis causas para a perda de apetite é fundamental para uma intervenção oportuna e efetiva. Uma revisão dos medicamentos de uso contínuo deve ser realizada buscando possíveis efeitos colaterais.

Faça acompanhamento com equipe multidisciplinar: a abordagem em parceria com uma equipe de nutrição e envolvimento variável de outros profissionais como, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas a depender do caso, no intuito de investigar e tratar efetivamente a etiologia da perda de apetite.

Como você viu, lidar com a perda de apetite das pessoas idosas não é tão difícil, mas requer paciência. Então, quando você perceber que seu parente não está se alimentando direito, vá devagar, não brigue com ele e nem faça com que ele coma sem vontade. Mas leve-o a entender a importância de uma boa alimentação de sua saúde e qualidade de vida. Se a queixa persistir procure um médico para uma avaliação mais detalhada.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *